Notícias

| Fri Jul 05 21:05:00 CEST 2019 |

CRAB vai expor obras de museu do Rio afetado pelas chuvas

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro e o Museu Casa do Pontal firmaram parceria para montagem de exposição com 500 peças salvas das enchentes

 

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, vai expor as obras do Museu Casa do Pontal, que tem o maior acervo de arte popular do Brasil e foi inundado pelas chuvas do início de abril. Segundo Lucas Beuque, diretor do museu, a maioria das obras foi salva, mas as galerias do térreo do espaço, situado no Recreio dos Bandeirantes, foram bastante afetadas pela água e o museu permanece fechado ao público. 

 

A exposição Brasilidade Na Arte Popular, que será inaugurada em 6 de julho, é uma viagem pela potência criadora do povo brasileiro e por sua capacidade de estimular o desenvolvimento da indústria criativa. São cerca de 500 obras da coleção reunida por mais de 50 anos pelo designer francês Jacques Van de Beuque. As peças são representativas da cultura de 11 estados e do Distrito Federal. 

 

Brasilidade Na Arte Popular ocupará sete salas do primeiro pavimento do CRAB com temáticas variadas, falando da vida cotidiana, das relações afetivas, bem como do trabalho, dos ofícios e tradições dos artesãos brasileiros. Entre as obras de destaque, o público poderá ver cerâmicas de Mestre Vitalino, Zé Caboclo, Manoel Eudócio, Antônio Luiz e GTO, como é conhecido Geraldo Teles de Oliveira, de Itapecerica, MG. A proposta é também encher de cores o ambiente do centro cultural: uma sala inteira abrigará a grande instalação Carnaval, de Adalton Fernandes, com centenas de personagens. 

 

“O CRAB não poderia deixar de dar seu apoio neste momento ao Museu Casa do Pontal. Temos o mesmo DNA nas obras que expomos ao público. Artesanato e Arte Popular caminham juntos e são o reflexo da produção artística popular do nosso país. É muito triste ter um espaço desses, como o Museu do Pontal, fechado ao público. Por isso, fizemos uma parceria solidária”, explicou o novo gerente do Centro de Referência do Sebrae, Rony Oliveira.

 

Sobre o CRAB 

Rony Oliveira, que assumiu a gestão do CRAB no final de março, promete outras grandes exposições e eventos no espaço cultural ainda este ano. Hoje, o Centro abriga 700 itens de todos os tipos, que representam genuinamente a expressão da cultura popular e a criatividade brasileiras. Algumas obras estão expostas ao público em salas no térreo do espaço. 

 

O CRAB está localizado na Praça Tiradentes 69, no Centro do Rio. Composto por três prédios históricos do século XVIII, o espaço convive internamente com uma estrutura moderna e sofisticada. Esse complexo está tombado pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.