Notícias

| Fri Aug 23 16:10:00 CEST 2019 |

Clube de Engenharia homenageia CPRM pelos 50 anos da instituição

Fonte: CPRM

 Diretor-presidente recebeu do Clube de Engenharia uma placa comemorativa em homenagem especial aos 50 anos da CPRM

Diretor-presidente recebeu do Clube de Engenharia uma placa comemorativa em homenagem especial aos 50 anos da CPRM


Rio de Janeiro - 22/8/2019 - A homenagem do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, aos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foi realizada durante almoço de confraternização na sede da entidade. O evento reuniu sócios, representantes de diversas instituições e empregados da CPRM que prestigiaram a homenagem prestada à CPRM por uma das mais tradicionais entidades de classe do país. Fundada em 1880, é a mais antiga sociedade de engenheiros da américa Latina.

 Diretor-presidente recebe placa dos dirigentes do Clube de Engenharia em homenagem aos anos da  CPRM

Diretor-presidente recebe placa dos dirigentes do Clube de Engenharia em homenagem aos anos da CPRM

Durante a homenagem, o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino destacou a importância da CPRM. Segundo ele, em um país de dimensões continentais como o Brasil, é necessário ter uma instituição como a CPRM para incrementar e ampliar pesquisas sobre o potencial dos recursos minerais no território brasileiro. “ A CPRM formou a base, o fundamento do conhecimento do subsolo que temos hoje”. Celestino disse ainda que a CPRM tem muito a contribuir para o desenvolvimento do país. “ Precisamos de uma CPRM forte, estatal, prestigiada pelo governo, congresso e sociedade”. 

Em seu discurso de agradecimento, o diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago lembrou um pouco a história de criação da CPRM e sua importância para a sociedade. Colnago disse que a estatal ocupou uma lacuna que existia, de uma instituição, que proporcionasse formação geológica e hídrica compatível com a necessidade do país. Destacou ainda a atuação do professor Antônio Dias Leite na criação da empresa em 1969, a expertise e qualificação do corpo técnico da CPRM.

O diretor-presidente citou também o apoio que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, tem dado a instituição, no sentido de fortalecer cada vez mais a CPRM, como uma instituição de estado essencial para o desenvolvimento sustentável do país. 

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da CPRM, Alexandre Vidigal, também participou do almoço em homenagem aos 50 anos da CPRM e disse que a homenagem é muito especial tendo em vista a história e magnitude do Clube de Engenharia. 

 O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da CPRM, Alexandre Vidigal, destacou o compromisso do governo em fortalecer cada vez mais a empresa

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da CPRM, Alexandre Vidigal, destacou o compromisso do governo em fortalecer cada vez mais a empresa

“Temos compromisso sério em construir os próximos 50 anos da CPRM”, disse Vidigal, destacando o papel da empresa no setor mineral. “O passo inicial começa com pesquisa geológica, com a CPRM”. Vidigal afirmou que a CPRM tem a imagem de uma empresa comprometida, formada por pessoas qualificadas que tiveram papel fundamental nesse meio século da instituição. 


Warley Pereira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400