Notícias

| Fri Jul 26 17:00:00 CEST 2019 |

Confiança do Comércio avança, mas patamar se mantém baixo

Fonte: FGV

Em julho, a confiança subiu em 9 dos 13 segmentos.
 
 
Confiança do Comércio avança, mas patamar se mantém baixo

Índice de Confiança do Comércio (ICOM), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), subiu 2,3 pontos em julho, ao passar de 93,2 para 95,5 pontos. Esse foi a segunda alta consecutiva, mas ainda insuficiente para mudar a tendência do índice em médias móveis trimestrais, que recuou pelo quinto mês seguido (-0,4 ponto).

“O segundo semestre começa com resultados positivos na confiança do comércio. A melhora dos indicadores de situação atual mostra que os empresários percebem alguma evolução no ritmo de vendas do setor no mês, mas vale ressaltar que o patamar se mantém baixo. Além dos bons resultados no presente, as expectativas com os próximos meses voltaram a subir sugerindo que o cenário de recuperação do setor deve se manter, mas ainda em ritmo gradual dado a persistência dos níveis altos de desemprego e da dificuldade de recuperação da confiança dos consumidores”, avalia Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE.

Em julho, a confiança subiu em 9 dos 13 segmentos. A melhora do índice ocorreu devido a um avanço tanto do Índice de Expectativas (IE-COM) quanto do Índice de Situação Atual (ISA-COM). O IE-COM avançou 2,7 pontos, voltando a ficar acima de 100 pontos depois de 2 meses (102,6 pontos) ao mesmo tempo que o ISA-COM subiu 1,8 ponto, registrando 88,6 pontos.

Resultado trimestral

Apesar do segundo resultado positivo, o ICOM em médias móveis trimestrais ainda apresentou queda em julho e não é homogêneo. Depois de quatro quedas consecutivas, o ICOM dos revendedores de duráveis parou de cair (com alta de 0,1 ponto), enquanto o de ICOM de não duráveis voltou a cair pela quinta vez seguida (-1,1 ponto). O resultado mostra que, apesar da alta pontual em julho, a recuperação do setor continua em ritmo lento até o momento.