Conselho Federal de Engenharia e Agronomia homenageia 50 anos da CPRM
Fonte: CPRM

Diretoria executiva recebeu em Brasília homenagem do Confea pelos 50 anos da empresa
Brasília 28/8/2019 - A homenagem aos 50 anos do Serviço Geólogico do Brasil (CPRM) foi realizada durante abertura da reunião do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e contou com a presença do diretor-presidente da CPRM, Esteves Pedro Colnago, do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Antônio Carlos Bacelar, do diretor de Admistração e Finanças, Juliano Oliveira, do diretor de Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Andriotti, do diretor de Infraestrutura Geocientífica, Fernando Carvalho e dos assessores Paulo Romano e Thales Sampaio.
O presidente do Confea, Joel Krüger, destacou que é fundamental para o País ter uma instituição como a CPRM, que desenvolve estudos e pesquisas para conhecer o potencial dos recursos minerais no territorio brasileiro e que também atua fortemente na questão da água, além da prevenção contra desastres naturais.
“Essa é um singela homenagem que o Conselho faz à CPRM que completa 50 anos de um brilhante trabalho em prol da sociedade, atuando em todos os cantos do nosso País”, disse Joel Kruger.

Diretor-presidente retribuiu a homenagem entregando ao presidente do Confea, Joel Kruger, um exemplar da publicação minerais e pedras preciosas do Brasil
Esteves Colnago agradeceu a homenagem da entidade à CPRM e lembrou em seu discurso a história da empresa desde a criação em 1969 e destacou o pioneirismo do professor Antônio Dias Leite, um dos fundadores da instituição. “Um homem com uma visão extraordinária que percebeu a necessidade de se conhecer o potencial dos recursos minerais do País e por isso criou a CPRM para fazer buscas exploratórias”.
Colnago citou ainda os desafios da instituição ao completar 50 anos. “ Nós estamos em um momento de virada página, com a experiência que nós temos nesses 50 anos, estamos agora incorporando outros valores, focando em novas tecnologias e inovação”, afirmou.
O diretor-presidente destacou que a CPRM é uma ICT, Instituição de Ciência e Tecnológica, e possui um NI, Núcleo de Inovação Tecnologica. Essa credencial, de acordo com Colnago, possibilitou a CPRM firmar parcerias estratégicas com a Petrobras e ANP, que vai permitir o retorno de estudos em bacias sedimentares, que corresponde a 60% do território brasileiro.
“É um desafio novo que chega e estamos aproveitando essa oportunidade para atuar de um forma mais inovadora, capacitando nossos profisisonais para trazer à sociedade nossa contribuição”.
Colnago falou também sobre a licitação em outubro pelo PPI do projeto de polimetálicos em Palmeirópolis (TO). Segundo ele, outros cinco projetos já estão qualificados para próximas licitações, visando oferecer ao mercado, áreas com potencial mineral, para atrair novos investimentos em prospeção.

Homenagem foi realizada durante Plenária que reuniu conselheiros do Confea
Durante a solenidade o conselheiro de Pernanbuco Waldir Duarte, hidrogeólogo da CPRM, relembrou o trabalho desenvolvido pela instituição nas áreas de geologia, mineração, gestão territorial e hidrologia. “Através de seus programas e projetos o Serviço Geológico do Brasil vem atuando em prol da sociedade e do sistema Confea e CREA, entregando mapeamentos ao setor de mineração, água a quem tem sede no Nordeste e conhecimento cientítico àcomunidade academica e empresarial”, destacou Duarte.
O Conselheiro Oswaldo Costa, representante de Alagoas elogiou a atuação da CPRM, na descoberta da causa dos afundamentos em vias públicas e rachaduras e fissuras em imóveis do bairro Pinheiro, em Maceió. “É um trabalho incontestável. A CPRM cumpriu seu papel institucional”, afimou o conselheiro.
O encontro foi transmitido ao vivo pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em seu canal no YouTube e compartilhado pela CPRM em sua página no Facebook.
Clique aqui para assistir ao vídeo.
O Plenário do Confea é formado por um presidente e 18 conselheiros federais. A entidade representa mais de 1,5 milhão de trabalhadores, entre eles, 308 mil engenheiros civis, 105 mil engenheiros agrônomos e mais de 10 mil geólogos e técnicos em geologia.
Para saber mais acesse: http://www.confea.org.br/
Warley Pereira
Chefe da Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
Setor Bancário Norte - SBN - Quadra 02, Asa Norte
Edifício Central Brasília
Brasília - DF - CEP: 70040-904
Fone: (61) 98659-7240 - 2018-8400