Desburocratização para as Micro e Pequenas Empresas
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Sebrae Rio participa da primeira audiência pública específica com foco na desburocratização para MPEs
A Frente Parlamentar da Desburocratização do Estado do Rio de Janeiro se reúne na próxima quarta-feira (24/7), das 9h45 às 13h30, no auditório do CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) para realizar a primeira audiência pública específica com foco na Desburocratização para as Micro e Pequenas Empresas.
Na ocasião serão debatidas questões fundamentais para às micro e pequenas empresas em diferentes paineis, que tratarão de temáticas como: excesso de legislações, obrigações acessórias, desafios para consolidação das Startups, até as burocracias do processo de regularização fundiária, que impedem a formalização e o desenvolvimento dos pequenos negócios. Confira a programação a seguir.
Estarão presentes membros da Frente Parlamentar da Desburocratização, deputados estaduais, gestores públicos, vereadores, empresários de micro e pequenas empresas, jovens empreendedores, representantes da sociedade civil, e demais pessoas interessadas no tema.
De acordo com a analista de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Juliana Lohmann os assuntos a serem tratados pela Frente contribuem para o aprimoramento do ambiente legal e de negócios, além de prever a revisão legislativa setorial, e consolidação das normas estaduais para a competitividade empresarial. “O tratamento diferenciado a ser dispensado às micro e pequenas empresas possui previsão constitucional. As medidas de simplificação do processo de abertura e licenciamento de empresas estão previstas na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e na Lei da Redesim, sendo importantes marcos legais de incentivo à desburocratização e fomento aos pequenos negócios”.
A Frente Parlamentar da Desburocratização do Estado do Rio de Janeiro foi lançada em junho passado, na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ), e tem como objetivo desenvolver uma agenda com foco nas seguintes temáticas: (a) modernização legislativa, (b) abuso regulatório e (c) interface governamental.
Serviço
Audiência Pública - Desburocratização para as Micro e Pequenas Empresas
Data: 24/07 | das 9h45 às 13h30
Local: CRAB – Praça Tiradentes, 71 – Centro
PROGRAMAÇÃO
9h45 10h15 – Abertura
10h15 – 10h45 - Abertura com os Representantes da Frente Parlamentar da Desburocratização
Pauta: Atividades da Frente Parlamentar da Desburocratização.
10h45 – 10h55 - Apresentação do Check List – Documento Digital de Orientação para os Poderes Legislativo Estadual e Municipal sobre as premissas da Redesim – Sebrae Rio
10h45 - 11h20
Painel 1 - Licenciamento Simplificado e Obrigações Acessórias
A desburocratização é uma questão central para o licenciamento simplificado, em especial para garantia dos benefícios da Lei da Redesim e da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Após 12 anos da Lei 11.598/2007 nota-se inúmeros avanços na temática. No entanto, os empresários ainda enfrentam desafios em relação ao licenciamento simplificado e às obrigações acessórias, que precisam ser superados.
Vitor Hugo Gonçalves - Presidente da Jucerja
Luis Augusto Azevedo - Gerente Geral de Competitividade da Firjan
Samir Nehme - Vice-presidente do CRC-RJ (demandas dos profissionais e empresários contábeis)
Comentário dos Deputados
11h30 – 12h15
Painel 2 – Startup
Tem como objetivo abordar os desafios ainda presentes no ciclo de vida das Startups, pelas especificidades da trajetória destes negócios, desde a sua respectiva constituição até mesmo à possibilidade de venda de soluções tecnológicas ao poder público.
Otávio Leite - Secretário de Estado de Turismo do Estado do RJ
Natalie Witte - Advogada especializada em tecnologia e startups, e representante da Comissão do Direito de Pequenas e Médias Empresas da OAB/RJ
Melina Guelman – CEO do app Menu for You
Comentário dos Deputados
12h15 – 13h
Painel 3 – Regularização Fundiária e os impactos da simplificação para os pequenos negócios
O objetivo deste painel é discutir as boas práticas de simplificação da regularização fundiária, assim como os avanços em sua aplicação. Será apresentado o sistema desenvolvido pela Receita Federal que permite compartilhamento de informações sobre cadastro multifinalitário e um estudo que demonstra a importância da regularização fundiária para a formalidade dos pequenos negócios.
Marcelo Neri - Estudo sobre impacto da regularização fundiária na formalização dos negócios - FGV
Clóvis Peres - Sistema Sinter – Receita Federal do Brasil
Dr. Maurício Jorge Pereira da Mota – Procurador do Estado do Rio de Janeiro
Comentário dos Deputados