Governança na Administração Pública é tema do Congresso de Gestores DAF
Fonte: CPRM

Coordenadora Executiva da Governança, Luzia Valente, em apresentação sobre Governança.
Rio de Janeiro 21/8/2019 - O segundo dia do Congresso de Gestores DAF contou com a presença do diretor-presidente Esteves Colnago, do diretor da DAF, Juliano Oliveira, além de diversos empregados do Serviço Geológico do Brasil e palestrantes das áreas de Governança, Aquisições e Contratações, Gestão Administrativa e de Serviços Gerais, Orçamentária, Contábil, Financeira, Patrimonial e de Recursos Humanos.

Deyse Lavra durante sua palestra sobre Coordenação de controles internos e compliance.
“A Governança na Administração Pública” - Ministrada por Luzia Valente, coordenadora Executiva da Governança, a palestra abordou sobre os processos de trabalho que os profissionais da CPRM devem seguir para minimizar os riscos, assim como ações para identificar os desafios a serem enfrentados, como manter o nível 1 de Governança obtido neste mês. Segundo Luzia, é necessário que a empresa esteja unida para crescer. “Queremos sair de um patamar para chegar em outro. Precisamos conhecer os processos para identificar os gargalos”, afirma Luzia.
“Coordenação de Controles Internos e Compliance” - Ministrada por Deyse Lavra, a palestra teve como foco mostrar aos presentes o estabelecimento de controle de situações, assim como os meios de Controle e Compliance que tem como pontos principais: planos organizacionais, normativos internos, segregação de funções e responsabilidades, controle físico de bens e valores, capacitação, divulgação, transparência e acesso à informação. De acordo com Deyse, toda a empresa deve estar envolvida para melhorar os índices de controle “para atingir um nível seguro”.
“IGOV - SEST” - Conduzida pelo palestrante Ernani Cabral, a palestra abordou a evolução do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no quesito de Governança, onde em quatro ciclos saiu da nota 5 para o topo da pirâmide, com a nota 9.39, na avaliação do Governo em 61 estatais. Ernani apontou pontos que foram de grande importância para a ocorrência desse salto onde ultrapassou a média das estatais do Brasil e chegou ao nível máximo. Entre eles estão: manutenção e funcionamento do COAUD; realização de reuniões; análise do rendimento interno; e divulgação de informacões.
Entretanto, ao se consagrar como uma das estatais mais bem avaliadas do país, novos desafios são criados, onde, segundo Ernani, para o próximo ciclo novos projetos deverão ser desenvolvidos, assim como melhorar a nota de algumas avaliações. “O que está se buscando fazer é aumentar as notas de todos os níveis que ainda não possuem nota máxima. Buscamos para o quinto ciclo a reformulação da forma de participação da comissão de avaliação independente, unificação e simplificação de avaliação de governança pela SEST, inclusão de um maior número de empresas subsidiárias no processo de avaliação e maior atenção à qualidade e efetividade dos mecanismos de governança avaliador”, finaliza Ernani.

Diretor-presidente Esteves Colnago recebendo o broche do evento.

Diretor-presidente Esteves Colnago recebendo o broche do evento.
O segundo dia também foi marcado pela realização de um jogo após o fim das palestras da manhã. Os participantes responderam a um questionário onde continha perguntas sobre temas relacionados às palestras. Ao fim, alguns dos presentes receberam brindes.
Durante o evento, Juliano Oliveira, diretor da DAF, entregou ao diretor-presidente Esteves Colnago um broche como forma de homenagear pela conquista do título máximo em governança pela CPRM.

Ricardo Gotelip em apresentação sobre o SSO.
Erlene Lima, presidente do Comitê de Auditoria Estatutário (COUAD), finalizou a manhã falando sobre os processos de aperfeiçoamento, estratégias e melhorias nas áreas da empresa para que a CPRM consiga manter o nível mais alto em governança, afirmando que só com um “olhar de comunhão” poderemos alavancar o país.
Outro ponto de bastante relevância em sua fala é que a empresa está empenhada em melhorar para os próximos 50 anos e que essa conquista não pertence apenas aos dias atuais, mas sim às futuras gerações. Erlene finalizou dizendo que os indicadores estão melhorando por um motivo: método. “Nós temos acesso à informação, capacitação, velocidade de divulgação dessa informação. O que a gente precisa é ter método e esses indicadores só estão aqui porque alguém pensou no método. A gente precisa de troca de energia, experiência, atitudes, ações e atuação para fortalecer a empresa para os próximos anos”, finalizou.
Implementação do Sistema de Gestão - O coordenador do grupo de implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), Ricardo Gotelip, explicou, em palestra, que o objetivo do SSO é tornar a CPRM uma empresa pública de referência nacional em gerência de avaliação de risco geológico suportado por um robusto sistema de saúde ocupacional e de segurança do trabalho.
Gotelip também apresentou aos presentes os desafios para 2019.
Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça - A coordenadora nacional do Comitê, Gabriella Di Felício, abordou as ações integradas desenvolvidas pelo Comitê na CPRM. Os trabalhos do Comitê, que seguiram o planejamento estratégico elaborado em 2018, foram apresentados pela palestrante. A coordenadora também falou sobre a importância de liderar pelo exemplo, que deve ser sempre pautado pelo respeito ao outro, destacando a importância dos gestores atuarem com esse compromisso. Em seguida, opiniões e sugestões oferecidas pelos empregados da CPRM ao Comitê foram apresentadas por Gabriella Di Felício, bem como as ações que o Comitê está desenvolvendo para atender às sugestões.

Gabriella Di Felício, coordenadora do Comitê de Gênero e Raça, durante palestra.

A chefe do DERID, Patrícia Jacques, falou sobre o alinhamento dos projetos da CPRM aos ODS.
Mapa estratégico x Sustentabilidade - ODS: Nesta palestra foram abordados o Mapa Estratégico e sua relação com a Agenda da ONU 2030. A coordenadora da Comissão de Sustentabilidade e Coleta Seletiva Solidária, Ana Paula Petito, iniciou a palestra citando a Política de Sustentabilidade da CPRM, publicada em 2018, que é formada por duas diretrizes: CPRM Sustentável e o Grupo de Trabalho dos ODS. Petito falou sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que promove a responsabilidade socioambiental e fixa critérios de Sustentabilidade que servem de referência para o programa CPRM Sustentável. A chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID), Patricia Jacques, abordou o alinhamento dos Programas/Objetivos e Metas do Plano Plurianual (2016 – 2019) com as diretrizes estipuladas pela ONU na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Sobre os ODS, Jacques destacou: “O Serviço Geológico do Brasil está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e tudo o que a gente produz é revertido em benefício para a sociedade”.
Tecnologia da Informação - O chefe do Departamento de Informações Institucionais DEINF, Edgar Shinzato, ministrou uma palestra sobre as transformações da Tecnologia da Informação (TI) na CPRM. Shinzato ressaltou o trabalho da empresa em garantir a vida e melhorar a sociedade, por meio das atividades desenvolvidas, como o mapeamento geológico e hidrológico. Além disso, destacou que as transformações estão modificando os processos, a vida das pessoas e o mundo. Nesse sentido, a CPRM está buscando acompanhar esse processo, desenvolvendo métodos que facilitem o trabalho dos empregados.
Workshop de Gestão do Patrimônio - A oficina sobre gestão patrimonial, segurança e infraestrutura teve início com a apresentação do chefe da Divisão de Patrimônio da CPRM, Leonardo Siqueira. Ele falou sobre a importância do processo de inventário dentro da empresa e exibiu um vídeo sobre o tema. Na sequência, o chefe do Serviço de Administração e Finanças (SERAFI) do Rio de Janeiro, Walmar Abreu, e a assistente da Divisão de Patrimônio, Laura Rigoni, falaram sobre questões envolvendo a arquitetura e reforma dos prédios da CPRM. Rubem Nahmias, coordenador Executivo de Saúde e Segurança, falou sobre a atualização do levantamento de atendimento das Normas Regulamentadoras nas Unidades Regionais. Ana Paula Petito finalizou as apresentações do Workshop abordando a importância da sustentabilidade em todo o processo na gestão do patrimônio. Conforme destacou Petito, o descarte de inservíveis e a implementação da coleta seletiva contribuem para a redução de riscos de acidentes e incidentes na CPRM. Além disso, melhoram a qualidade de vida e o ambiente de trabalho. Ela ressaltou ainda a importância da interação das áreas para que essas práticas possam ser desenvolvidas.
Gestão Orçamentária e Financeira - O chefe do Departamento de Contabilidade, Orçamento e Finanças (DECOF), Suliman Tadei de Souza, ministrou uma palestra sobre Gestão Orçamentária, Execução Financeira e Contabilidade Pública nas ações de responsabilidade da CPRM.

Edgars Shinzato em apresentação sobre transformações digitais na CPRM.

Rubem Nahmias em palestra sobre gestão do patrimônio na empresa.
Acesse a galeria de fotos aqui
Gabriella Rossi
Lorena Amaro
Warley Pereira
Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
asscomrj@cprm.gov.br
(21) 2295-4641