Notícias

| Fri Aug 02 00:08:00 CEST 2019 |

Investe Turismo reúne iniciativa privada e entidades em prol do setor

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Empresários da região do Rio Antigo, autoridades e diretoria do Sebrae Rio participaram da apresentação do projeto, no CRAB

 

Novo roteiro integrado, geração de emprego e renda, e melhor aproveitamento de espaços públicos subutilizados são alguns dos resultados esperados com a implantação do projeto Investe Turismo na região do Rio Antigo. A iniciativa foi apresentada, nesta quarta (31), a uma plateia de empresários e autoridades durante evento no CRAB.

 

A coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, Margareth Carvalho, contou  que a proposta é estimular a inovação e fortalecer as micro e pequenas empresas por meio da transformação da região em um destino turístico inteligente. “Com a convergência de investimentos públicos e privados mais a adesão de todos, será possível elaborar novos produtos e roteiros, realizar ações de ocupação dos espaços públicos (urban hackings) e desafios tecnológicos (hackathons), além de fortalecer a governança”, explica.

 

“Estes programa é fantástico. O Investe Turismo, além de capacitar, vai fomentar as pequenas empresas. Ele nos dará, sobretudo aos empresários, melhores condições para recepcionar nossos turistas”, reforçou o assessor da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Sandro Capadócia, acrescentando que o governo entrará com total apoio para que os empresários e o Sebrae possam desenvolver novas tecnologias e, assim, receber aqueles que vêm visitar o estado.

 

“Vamos alavancar negócios e realmente transformar o turismo no novo petróleo do Rio de Janeiro. Vamos virar esse jogo”, diz Capadócia.

 

Segundo o diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Cezar Rezende de Freitas,  só com a integração de toda a comunidade cultural e empresarial em torno do Investe Turismo será possível fortalecer o grande potencial turístico do Estado do Rio de Janeiro. “Temos que colocar o setor de turismo onde ele realmente merece estar, o de destaque”, ressaltou.

 

Maurício Werner, diretor de Planejamento e Marketing  da Riotur, fez coro com o diretor: “É preciso unir forças e trabalhar de forma orquestrada. A atividade turística é apartidária, são necessárias ações para a retomada da atividade e da empregabilidade no estado. Vamos deixar a sazonalidade de lado. Temos centros de negócios e de entretenimento com perfis diferentes. Nossa cidade é plural e o governo tem que ser o facilitador do processo, reduzindo a burocracia e abrindo os caminhos para que o empresário possa trabalhar sem medo”.

 

Ao anunciar a criação do Conselho Municipal de Turismo, que pretende reunir representantes da iniciativa privada, das três esferas de governo e associações representativas da sociedade, o secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Paulo Jobim, convocou a sociedade para realizar uma mobilização e mostrar ao carioca que agora é a vez da cidade. O ex-ministro afirmou que, entre as ações estratégicas da prefeitura, está o fomento aos setores tecnológicos e de economia criativa.

 

“Queremos criar um programa que olhe a médio e longo prazos o setor, porque o turismo representa emprego e inclusão social”, observa. 

 

Jobim ainda falou da parceria com o Sebrae Rio para realizar ações voltadas para melhoria de áreas de alta visibilidade e interesse turístico: zeladoria, segurança e assistência social. “Queremos unir nossas ações com as do Investe Turismo e apoiar o empreendedor.”

 

Também participaram do evento o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga; o diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, Philippe Campelo; a presidente da Abav Rio, Cristina Fritsch; os empresários Thiago Cesário Alvim, presidente do Polo Novo Rio Antigo, e Plínio Froes, sócio do Grupo Scenarium; além dos gerentes do Sebrae Rio, Ana Lúcia Lima (Projetos) e Luiz Veloso (Relações Institucionais), os coordenadores Danielle Vianna (CRAB) e Eduardo Magalhães (escritório regional do Centro / Zona Sul), entre outros convidados.