Lars Grael ministra palestra na abertura do Congresso de Gestores
Fonte: CPRM

Lars Grael durante palestra sobre superação e força de vontade
Rio de Janeiro 20/8/2019 - “O pessimista reclama do vento, o otimista espera ele mudar e o realista ajusta as velas”, disse Lars Grael, medalhista olímpico, durante palestra de abertura do Congresso de Gestores da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), realizada no Escritório do Rio de Janeiro, que reúne cerca de 120 técnicos e analistas em Geociências de todas as unidades regionais que atuam nas áreas de Governança, Aquisições e Contratações, Gestão Administrativa e de Serviços Gerais, Orçamentária, Contábil, Financeira, Patrimonial e de Recursos Humanos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O Salão Nobre do ERJ lotou. Cerca de 200 empregados participaram do evento.
O Congresso é focado em governança na administração pública e busca capacitar os profissionais com a intenção de desenvolver uma agenda permanente de trabalho, visando aperfeiçoar a gestão. A iniciativa faz parte das comemoração dos 50 anos da CPRM e teve transmissão ao vivo para os núcleos, residências e superintendências regionais.
A abertura contou com a presença do diretor-presidente Esteves Colnago, do diretor da DAF, Juliano Oliveira, do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Antônio Carlos Bacelar, e do diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM) José Andriotti.
Grael compartilhou sua experiência de vida, detalhando o início de sua carreira de velejador até a superação do acidente que lhe amputou uma perna. “Cada um é capaz de fazer a diferença, seja na própria vida ou para a melhoria do país”. Lars ainda enfatizou que devemos ter a “consciência de que nem sempre os nossos limites são impostos por nós mesmos”, disse.

Diretor-presidente Esteves Colnago e Lars Grael encerrando o primeiro dia do Congresso.
O diretor-presidente Esteves Colnago destacou que o congresso acontece em um momento importante da empresa. “Primeiro, porque estamos completando 50 anos da criação e 25 anos de transformação em Serviço Geológico. Segundo, porque a CPRM acaba de ser reconhecida entre as estatais que melhoraram significativamente o seu indicador de governança. Esse reconhecimento é resultado do esforço de um trabalho coletivo que tem mobilizado toda a instituição em busca de um novo modelo de gestão
focado em resultados, governança e qualidade dos produtos e serviços”.
Colnago alertou que agora o desafio será manter esse padrão ao longo dos próximos ciclos de avaliação. Destacou também que a área administrativa tem um papel extremamente relevante nesse contexto. “Tenho certeza que essa integração irá se traduzir em mais produtividade para nossa empresa. O trabalho de vocês é fundamental para o sucesso da nossa instituição”, afirmou o diretor-presidente.

Juliano Oliveira ministrando a palestra “Otimizando Teias, Agilizando Processos!”
Gestão e Governança -Na parte da tarde, o diretor de Administração e Finanças da CPRM, Juliano Oliveira, ministrou a palestra “Otimizando Teias, Agilizando Processos!”. Na ocasião, ele destacou a Certificação Nível 1 conquistada pela empresa devido ao seu empenho em adotar mecanismos de governança, transparência e compliance. Além disso, ressaltou a importância de atender aos princípios da Administração Pública determinados por Lei para que o interesse público seja sempre priorizado. No que diz respeito à avaliação dos fluxos dos processos administrativos existentes na CPRM, Oliveira destacou: “A gente está buscando pela excelência que depende do esforço de todos. Cada um dentro do processo é importante”.
Planejamento Estratégico - Na sequência, ocorreu a apresentação do Plano Estratégico da CPRM 2019/2023 e sua relação com o Plano Plurianual PPA 2020-2023, cujo objetivo é gerar valor público à sociedade. A palestrante, Ana Claudia Accioly, chefe da Superintendência de Planejamento e Métodos (SUPLAM) explicou como funciona o painel de bordo onde é possível identificar os macroprocessos.

Participantes na sala de eventos do Hotel Scorial Rio durante palestra de Juliano Oliveira.
Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS - Diretor da empresa Quântica, Ney Pereira Villa, apresentou os trabalhos de reestruturação do PCCS. Ele destacou que a Quântica está estabelecendo um modelo de gestão do desempenho e não apenas de avaliação, como era feito anteriormente. Villa explicou que esse novo modelo pressupõe planejamento, acompanhamento e também avaliação. Além disso, o diretor apresentou as etapas do cronograma já cumpridas pela Quântica e reforçou que a proposta será entregue à CPRM, conforme o planejamento, no dia 18 de setembro.
“A força dos seus talentos” - Ministrada pela diretora de relacionamento E-TALENT, Flávia Queiroz, a palestra “A força de seus talentos” abordou a importância em trabalhar os talentos individuais e identificar os pontos críticos necessários para subsidiar o programa de capacitação dentro das empresas. A diretora exaltou o trabalho do Serviço Geológico do Brasil e agradeceu, enquanto cidadã, a transparência, legalidade e responsabilidade com que a CPRM atua frente à sociedade.
Ao final, a chefe do Departamento de Recursos Humanos (DERHU), Alessandra Villar ministrou uma palestra que tratou da implantação do Programa Selfie na CPRM.
Acesse a galeria de fotos aqui.
Gabriella Rossi
Lorena Amaro
Warley Pereira
Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
asscomrj@cprm.gov.br
(21) 2295-4641