Pesquisador da CPRM participa de workshop sobre geofísica aérea na Flórida
Fonte: CPRM

Marco Antonio Couto Jr. no AGU-SEG Airborne Geophysics Workshop na Florida Atlantic University
O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Marco Antonio Couto Jr. participou de workshop sobre geofísica aérea organizado pela American Geophysical Union (AGU) em conjunto com a Society of Exploration Geophysicists (SEG), em Davie, Flórida, EUA. O AGU-SEG Airborne Geophysics Workshop ocorreu entre os dias 11/06/ e 13/06.
O geofísico apresentou o trabalho "Inversion of AEM Data With Strong IP Effects Over Metallic Sulfide Dissemination Within Banded Iron Formations". Trata sobre a modelagem e interpretação do efeito de polarização induzida (IP) em dados eletromagnéticos aerotransportados (AEM) da região do Quadrilátero Ferrífero em MG. De acordo com o autor, esta discussão é pioneira no Brasil e um tema que atualmente está em grande evidência e discussão entre os pesquisadores da área de Geofísica Aplicada, com grande potencial de aplicação para a exploração mineral, mapeamento geológico, estudos ambientais e estudos hidrogeológicos.
A apresentação ocorreu no dia 11/06. O trabalho está relacionado com o projeto Programa Quadrilátero Ferrífero da DGM, que é desenvolvido na SUREG-BH. “Este trabalho também apresentou resultados da minha pesquisa de doutorado que está em desenvolvimento no IAG-USP, em colaboração com Aarhus University, Dinamarca, sob a orientação do Prof. Jorge Porsani (USP) e co-orientação do Prof. Esben Auken (Aarhus University)”, destaca o pesquisador, que trabalha na CPRM de Belo Horizonte.
Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361