Notícias

| Wed Jul 17 17:15:00 CEST 2019 |

Projeto Geoparque Seridó avança em busca do título de Geoparque Mundial da UNESCO

Fonte: CPRM

 Equipe reunida na UFRN para preenchimento do Formulário de Autoavaliação

Equipe reunida na UFRN para preenchimento do Formulário de Autoavaliação


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é uma das instituições parceiras que formam a equipe de profissionais das geociências que busca viabilizar a candidatura do Projeto Geoparque Seridó ao Programa Mundial de Geoparques UNESCO (UNESCO Global Geoparks) e Rede Mundial de Geoparques (Global Geoparks Network). A proposta de criação do geoparque foi iniciada pela CPRM, que atualmente participa do grupo de trabalho criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte para planejar a implantação e gestão do parque. 

No dia 4 de julho, profissionais das diversas áreas envolvidas no projeto estiveram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para dar inicio ao trabalho de preenchimento do Formulário de Autoavaliação, item obrigatório para o pleito, com informações acerca da identidade do geoparque, do território, do geoturismo, da geoconservação, do patrimônio natural, da estrutura de gestão, entre outros dados que serão enviados para secretaria do programa da UNESCO, em Paris, França. 

De acordo com o coordenador do projeto Geoparque Seridó, Marcos Nascimento, ex-pesquisador da CPRM, identificar pontos específicos como a quantidade de geossítios, as estratégias e legislação de proteção e a infraestrutura desses locais são pré-requisitos básicos para candidatura. A chefe do Núcleo de Apoio de Natal da CPRM Maria da Guia Lima está otimista. “Acredito que o projeto, que contou com a parceria da CPRM desde o início, tem tudo para ser aprovado e o Brasil ganhará o segundo geoparque inserido no programa da Unesco”, avaliou. 

Após a entrega dos documentos necessários à candidatura, terá início a próxima etapa, quando o mesmo formulário será preenchido pelos avaliadores da UNESCO durante visita ao território. A proposta abrange cerca de 2.800 km², englobando os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas, todos na região do Seridó. 


Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361