Serviço Geológico do Brasil indica cota de alerta para elevação do rio Ibirapuitã em Alegrete
Fonte: CPRM

Rio Ibirapuitã em Alegrete está em cota de alerta
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que opera o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai (SAH-Uruguai), informa que rio Ibirapuitã atingiu cota de alerta no município de Alegrete. Após o registro de altos volumes de chuvas nos últimos dias na bacia dos rios Quaraí e Ibicuí, ocorreu também a elevação do rio Quaraí em Quaraí e do rio Santa Maria em Rosário do Sul. De acordo com o Boletim Extraordinário de Monitoramento e Previsão divulgado na manhã desta sexta-feira, dia 26, a previsão é que o rio Ibirapuitã atinja nas próximas horas a cota de 8,86 metros.

Dados dos municípios em cota de alerta
Conforme explica o engenheiro hidrólogo da CPRM Franco Buffon, os rios devem continuar subindo nas próximas horas devido às chuvas já observadas na região e não se descarta a possibilidade eventos de inundação nos municípios. Porém, como não há previsão de mais chuva na região, se de fato houver evento de inundação estes serão de baixa magnitude, no máximo atingindo alguns pontos localizados em áreas mais baixas da bacia.
Os dados hidrológicos utilizados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e demais parceiros. As previsões realizadas pelos engenheiros da CPRM são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. A operação do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) da bacia do Rio Uruguai teve início em dezembro de 2018.
Acesse aqui os dados automáticos e os boletins de alerta do SAH- Uruguai
Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361