Solenidade no Ministério de Minas e Energia marca o início das comemorações dos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil
Fonte: CPRM

O evento reuniu empregados, colaboradores e contou com a presença de diversas autoridades
Brasília-DF, 15/08/2019 - A solenidade de abertura oficial das comemorações em homenagem aos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi realizada no auditório do Ministério de Minas e Energia. O evento reuniu empregados, colaboradores e contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades das áreas de atuação da empresa.
Durante a cerimônia, foi exibido vídeo institucional em comemoração aos 50 anos, apresentações sobre o valor público dos projetos que impactam de maneira positiva a sociedade e a transformação digital em curso na empresa, além de depoimentos de empregados, representantes do setor mineral e da Defesa civil e personalidades.
O evento teve ainda descerramento de placa em homenagem à instituição e exposição interativa com painéis e a Sandbox, caixa de areia de realidade aumentada, que permite simular a topografia do relevo/terreno, a formação de bacias hidrográficas e os processos geomorfológicos, que estudam as formas da superfície terrestre.

Os diretores da CPRM acompanhados do Secretário Alexandre Vidigal, descerram a placa comemorativa
Discursos - Na abertura do evento, o diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, destacou que ao completar meio século de existência, nenhum outro lugar seria tão relevante para celebrar o momento como no Ministério de Minas e Energia. Ele mencionou a importância dos empregados e colaboradores na construção da história da empresa. “Essa homenagem está sendo realizada para vocês, que são a energia que move o Serviço Geológico do Brasil”, disse.
O diretor-presidente lembrou a importância dos projetos desenvolvidos pela instituição nas áreas de geologia, recursos minerais, hidrologia, gestão territorial e inovação tecnológica. Citou ainda as parcerias estratégias com a Petrobras, ANP e Visiona, que irão promover um avanço tecnológico, implantação de modernos laboratórios e monitoramento em tempo real por meio de nanosatélites.
Colnago lembrou também o esforço da empresa em se adequar a nova lei das estatais, “o reconhecimento desse esforço foi coroado com o nível 1 de governança, pela SEST” e destacou que a instituição entra em um nova dimensão ao completar 50 anos.
Mensagem do ministro Bento Albuquerque- Apesar de sua agenda em Pequim ter impossibilitado sua participação na solenidade, o ministro fez questão de enviar uma mensagem aos empregados da CPRM, lida pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal.
“Mesmo a distância, procurando divulgar as oportunidades de investimentos nas áreas de mineração, petróleo, gás natural e energia elétrica, não poderia deixar de participar, de alguma das comemorações e de parabenizar a todos os empregados, formulando votos de continuado sucesso no cumprimento de todas as atribuições que lhes foram confiadas. Desde que assumimos a gestão do ministério tivemos a grata satisfação de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais altamente qualificados dessa instituição de Estado e de constatar o seu papel primordial na dinamização do setor mineral brasileiro e na prevenção de desastres naturais”, disse o ministro na mensagem.
Bento Albuquerque destacou a expertise do corpo técnico da CPRM e reafirmou o compromisso do MME em fortalecer a empresa. “Reafirmamos o nosso compromisso de fortalecer a CPRM, proporcionando os instrumentos necessários para que possam prosseguir gerando e disseminando o conhecimento em prol do desenvolvimento sustentável do país, reiterando o nosso reconhecimento pelos relevantes e primordiais serviços prestados.”
A secretária-executiva do MME, Marisete Pereira, enfatizou a importância da atuação da empresa. “A CPRM desenvolve atividades de notório conteúdo científico e tecnológico, em alinhamento com as melhores práticas observadas nos países mais avançados”, disse. A solenidade contou ainda presença do secretário de Petróleo Gás e Biocombustíveis, Márcio Felix, do senador Elmano Ferrer e do presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Silas Câmara, que citou a importância do trabalho da CPRM, na Amazônia.

A Sand Box foi apresentada no hall do evento como um dos projetos utilizados para interação com a sociedade
Valor Público - A pesquisadora em geociências, Mylene Berbert-Born, apresentou os valores públicos gerados pela empresa: "a água é tudo, é simplesmente tudo, é necessária para o desenvolvimento, saneamento, qualquer atividade requer água. Para desastres naturais, a palavra que poderia definir seria paz, as pessoas que estão sujeitas a possíveis desastres, não têm paz. O ordenamento territorial eu definiria como justiça, a justiça nesse caso é o acesso igualitário, a organização da vida, no dia a dia. É nisso que a CPRM está envolvida e comprometida”, disse Mylene.
Transformação Digital- Edgar Shinzato, chefe da Divisão de Informática, relatou as iniciativas da empresa de Transformação Digital em andamento na instituição, que busca o uso combinado de plataformas tecnológicas, sensores, satélites e aplicativos para garantir a evolução tecnológica na coleta e transmissão dados e informações.
Depoimentos parceiros – O Cel. Aldo Baptista Netto, da Secretária Nacional de Defesa Civil, relatou o a importância da CPRM para os órgãos de proteção e Defesa Civil. “As ações de defesa civil têm a CPRM como uma grande parceria na segurança da população.” Netto citou como exemplo os mapeamentos de áreas de risco em Santa Catarina e a trabalho da instituição em Maceió, onde desvendou o fenômeno geológico complexo que afeta cerca de 44 mil pessoas. Netto falou do apoio da CPRM na capacitação dos técnicos das Defesas Civis e no conhecimento do processos geológicos que causam deslizamentos, enchentes e inundações.
A jornalista Carla Vilhena gravou depoimento exibido durante a solenidade, no qual ela relata a satisfação que teve em trabalhar na narração da cartilha Comunidade Mais Segura e o vídeo sobre recuperação ambiental de Santa Catarina. “ Tenho orgulho de ter feito parte da história da CPRM. Parabenizo o os diretores e o corpo funcional pela dedicação em prol da sustentabilidade.”
Depoimento dos empregados - Marília Lemos, analista em geociências, que trabalha na sede, em Brasília, deu um depoimento emocionado, relatando sua experiência em trabalhar na CPRM. “Eu me senti à vontade. Fui bem acolhida”, contou Marília, que entrou na empresa em 2014. O diretor Fernando Carvalho, um dos empregados mais antigo da empresa contou também como é trabalhar na empresa há mais de 40 anos. “Convivi com pessoas extraordinárias, que muito me ensinaram”. Carvalho contou um pouco sobre a história de criação da CPRM e sua importância para a sociedade. “A CPRM ocupou uma lacuna que existia, de uma instituição, que proporcionasse formação geológica e hídrica compatível com a necessidade do país”, disse, citando a exposição de motivos, de criação da CPRM em 1969, do então ministro Dias Leite, considerado o fundador da CPRM.
Entrega de produtos- durante a solenidade, a CPRM entregou também produtos de cartografia geológica referente ao Termo de Execução Descentralizada, firmado entre o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia e os Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica.

A foto vencedora do concurso ilustra o dia a dia do trabalho de campo
Concurso de fotografia- O trabalho no campo foi lembrado em diversas vezes ao longo da cerimônia, onde os empregados aproveitam para contemplar a natureza. O registro foi escolhido entre 189 fotos e foi captado pelo técnico em geociências Flávio Faleiro, que ganhou o concurso de fotografia promovido pela comissão organizadora das comemorações do cinquentenário. A foto foi captada durante a campanha de amostragem geoquímica do projeto São Raimundo Nonato no estado do Piauí. "O trabalho de campo propicia experiências que jamais teríamos no escritório", comentou Flávio.
Assista ao vídeo institucional dos 50 anos da CPRM aqui
Acesse a galeria de fotos do evento aqui
Assista a transmissão completa da solenidade aqui
Warley Pereira
Letícia Peixoto
Gustavo Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400