Arte e educação na exposição "o que é Geofísica?"
Fonte: CPRM

Jovens da rede pública de ensino do Rio de Janeiro visitantes
O Museu de Ciências da Terra traz para o
16° Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), que acontece até quinta-feira (22) no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro, a exposição "O que é Geofísica?".
A mostra, tradicionalmente apresentada nos congressos da SBGf, tem como objetivo contribuir para a divulgação da Geofísica com uma série de atividades sobre a área e suas aplicações. O projeto é fruto de uma parceria entre diferentes instituições e faz parte da programação de comemoração dos 50 anos de Serviço Geológico do Brasil-CPRM.
Neste ano, estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Pará (UFPA) são os responsáveis por mediar a experiência com jovens da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As maquetes e demais obras expostas foram idealizadas e montadas em parceria com a UFPA.
Para Rafael Fernandes Casemiro, professor de Geografia na escola CIEP 226 Porto Da Estrela, em Duque de Caxias-RJ, a exposição é importante, pois aproxima os alunos do que é ensinado em sala de aula. "O material exposto trouxe aos meus alunos do primeiro ano mais entendimento sobre o movimento de placas tectônicas, o interior da Terra e o quão fascinante é a Geofísica", destaca Rafael.

Daniel Silva, mediador e estudante de Geofísica na UFF
"É uma exposição internacional com pessoas do colegial, graduação, doutorado, mestrado... Me sinto muito feliz por estar aqui explicando e reforçando a importância da Geofísica para as futuras gerações", afirma Daniel Silva, mediador e graduando do quarto semestre Geofísica na UFF.
Abertura - o diretor-presidente da CPRM Esteves Colnago participou da abertura do Congresso. Colnago estava acompanhado da chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação, Patrícia Duringer, que se reuniu com representantes da SBGf para tratar de parceria entre as duas instituições na área de divulgação científica.
Os 50 anos da CPRM e sua importância para as geociências foram citados na abertura, bem como a exposição "O que é Geofísica?", que faz parte da programação oficial do evento, que reúne pesquisadores, estudantes e representantes de diversas organizações públicas e privadas.

Equipe do MCTEr destaca a importância de participação do da CPRM no evento com a exposição intinerante
Acesse a galeria de fotos aqui.
Gustavo Azevedo
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
asscomrj@cprm.gov.br