CPRM participa de encontro da RNP em Rondônia
Fonte: CPRM

Participantes do evento em Porto Velho (RO)
Foi realizado em Porto Velho (RO), o Encontro Redecomep - Rede Porto pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com Ponto de Presença (PoP-RO) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O evento teve como finalidade apresentar ao público e para as instituições de ensino e de pesquisa o novo sistema RNP, além de sua nova política de uso e vantagens. O programa tem como principal função melhorar a conectividade das instituições, com redes de alta velocidade, facilitando o download de arquivos, o que possibilita aos usuários maior praticidade na hora de realizar videoconferências e diminuição dos custos operacionais.
Segundo o coordenador executivo do Departamento de Informações Institucionais (DEINF), Shalom Fernandes, a implementação desse sistema dentro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) irá proporcionar a todas às unidades regionais maior e melhor conectividade. “Esse convênio aumentou cerca de 300% a conectividade e diminuiu mais de 50% o custo. Ganhamos muito em velocidade. Também houve a implementação de ligação gratuita de unidade para unidade. Além disso, temos a praticidade de se fazer uma videoconferência de qualquer lugar”, afirma Shalom.
A RNP é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem como principal atividade promover o desenvolvimento tecnológico no Brasil e facilitar a troca de informações. O chefe da Divisão de Informática (DIINFO), Ricardo Barcelos, explicou que a RNP não é somente um provedor de enlaces entre as unidades e sim uma grande geradora de soluções de tecnologia que visam a comunicação colaborativa e formação profissional.
O evento também foi marcado pela implementação desse recurso em Porto Velho. De acordo com Shalom, restam apenas algumas unidades regionais para implementação do programa. “A previsão é de que até setembro Porto Alegre, Salvador e Teresina comecem a fazer parte e assim todas estarão conectadas”, finalizou.
Esteve presente no encontro realizado no dia 28/6, além de Ricardo Barcelos e de Shalom Fernandes, a assistente de produção da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (GERINF), Maiza Moreira.
Gabriella Arraes
Assessoria de Comunicação
gabriella.arraes@cprm.gov.br
(21) 2295-4641