Cidades Empreendedoras: Mangaratiba iniciará seu plano municipal
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Prefeito de Mangaratiba, Alan Campos, fará o lançamento do seu Plano Municipal de Desenvolvimento na próxima semana.
O Prefeito de Mangaratiba, Alan Campos, sua equipe de secretários municipais e lideranças empresariais deram hoje (29) o pontapé inicial ao Programa Cidades Empreendedoras. O município finalizou seu diagnóstico e prepara, para a próxima semana, o lançamento do seu Plano Municipal de Desenvolvimento, à luz da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
Mangaratiba realizou o levantamento com o apoio do Sebrae Rio, a partir do sistema gamificado do Cidades Empreendedoras. Os secretários municipais já planejam iniciar as consultorias. Entre as iniciativas previstas para o ano, estão a nomeação de agentes de desenvolvimento no município, a criação da sala do empreendedor, o desenvolvimento do alvará automático e a capacitação dos pequenos empresários para fornecerem à administração pública.
Com o Cidades Empreendedoras, segundo a coordenadora do escritório do Sebrae na Costa Verde, Patricia Rocha, foi possível identificar que o município já aplica benefícios aos pequenos negócios no que diz respeito à desburocratização, compras públicas, alimentação escolar, ciência e tecnologia. "Agora, o mais importante é definirmos, junto com o poder público, em que temáticas o município ainda pode potencializar suas iniciativas. Queremos que Mangaratiba seja um exemplo de município empreendedor não apenas no estado do Rio, mas em todo o Brasil.”
A analista Juliana Lohmann, da Gerência de Políticas Públicas do Sebrae Rio, reforça que o diagnóstico realizado no município é fundamental para enxergar as oportunidades latentes de melhoria do ambiente de negócios, criando mais espaço para a competitividade das pequenas empresas.
Em formato de game, o Cidades Empreendedoras incentiva a competição saudável entre os municípios, que concorrem em tempo real e são classificados pelo seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público (http://www.cidadesempreendedoras.com/) O objetivo é engajar a gestão pública e as lideranças locais para que sejam criadas e implementadas políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas, melhorando o ambiente empresarial destas regiões.