Notícias

| Fri Aug 23 16:11:00 CEST 2019 |

Congresso DAF debate gestão pública

Fonte: CPRM

 O Congresso de Gestores reuniu técnicos e analistas em Geociências de todas as unidades regionais para debater a gestão pública na empresa

O Congresso de Gestores reuniu técnicos e analistas em Geociências de todas as unidades regionais para debater a gestão pública na empresa


Rio de Janeiro - 22/8/2019 - Gestão Pública na CPRM foi o tema central do terceiro e último dia do Congresso de Gestores - DAF. As atividades foram iniciadas com palestras sobre o setor de compras e contratações e os presentes puderam tirar dúvidas a respeito dos processos envolvidos nessas atividades. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) também foi pauta da palestra que abordou as principais dificuldades e os aspectos relevantes no processo de implantação da plataforma. O evento contou ainda com apresentação sobre a utilização do Sistema de Gestão do Governo Federal pela CPRM. A palestra sobre a formação de gestores com a metodologia “Jogos de Contratações” encerrou o Congresso. 

 O Congresso de Gestores DAF busca capacitar os profissionais para desenvolver uma agenda permanente de trabalho

O Congresso de Gestores DAF busca capacitar os profissionais para desenvolver uma agenda permanente de trabalho


Compras e Contratações - O chefe do Departamento de Administração de Material e Patrimônio (DEAMP), Vinicius Barreto, a chefe da Divisão de Contratos (DICONT), Vanessa Soares e a chefe da Divisão de Material (DIMATE), Andrea Wadamori, apresentaram palestras sobre regulamentos de licitações e contratos da CPRM e abordaram a legislação que regulamenta esse setor na administração pública (Lei nº 13.303/16). Barreto destacou ainda os pontos positivos da atuação do DEAMP, como por exemplo a organização da comunicação do setor na CPRM por meio da criação de grupos de conversa em aplicativos de mensagens e a criação de uma grade de videoconferência e indicou que também será feita uma programação de visitas para fortalecer essa frente. A chefe da DICONT apresentou, na sequência, as principais mudanças no processo de Requisição de Compras e Serviços (RCS), como a implementação da numeração única, inclusão do documento obrigatório e de outros atributos como a unidade de medida, valor unitário etc. Vanessa finalizou a palestra abordando alguns processos administrativos no processo de compras e contratações, falou sobre os convênios e abriu para perguntas.

 Andrea Wadamori, chefe da DIMATE, apresentou as principais mudanças na RCS na CPRM

Andrea Wadamori, chefe da DIMATE, apresentou as principais mudanças na RCS na CPRM


Caso Prático “O SEI na Defensoria Pública do Estado do RJ” - O diretor de Gestão da Informação da Defensoria Pública, Vitor Reis, falou sobre o processo de implantação do SEI pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Ele destacou as principais dificuldades encontradas nesse processo que devem ser observadas durante a implantação. Reis ressaltou a importância de definir uma estratégia de implantação com base em um mapeamento prévio e que precisa contar com o apoio da alta administração, bem como de cada colaborador. Conforme Reis explicou, a mudança de cultura e a formação de uma equipe multidisciplinar são os pontos-chave para o sucesso da implantação do SEI.

 Diretor de Gestão da Informação da Defensoria Pública, Vitor Reis, em apresentação sobre o SEI

Diretor de Gestão da Informação da Defensoria Pública, Vitor Reis, em apresentação sobre o SEI

“Jogo das Contratações”– Antônio Fernandes Soares Netto, Coach pelo Neuroleadership Institute e membro fundador do Capítulo Brasília da International Coach Federation (ICF), juntamente com Luís Orione, pesquisador de Desenvolvimento de Talentos da Universidade de Brasília (UnB), conduziu uma dinâmica de grupo que tinha como finalidade desenvolver a habilidade de cada profissional sobre questões relacionadas ao trabalho, como por exemplo: licitação, planejamento, gestão de contrato e gestão de risco. Além disso, também teve como objetivo a troca de conhecimentos e informações entre os profissionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), assim como adquirir habilidades sobre processos e gestão para estimular os funcionários à repensarem sobre suas ações dentro de cada área em que atuam. 

 Antônio Soares Netto conduzindo a dinâmica “Jogo de Contratações

Antônio Soares Netto conduzindo a dinâmica “Jogo de Contratações


Netto fez um questionamento aos participantes “Quais soluções vocês vão dar para resolver os problemas encontrados dentro da empresa? É preciso ter dados, informações para melhorar o processo como um todo porque sem isso, não será possível criar um processo claro e sem erros”, afirma Netto. A mensagem principal que o palestrante quis passar é de que é preciso ter organização porque a complexidade que envolve uma empresa é muito grande e todos devem estar envolvidos para que os objetivos sejam alcançados. “É preciso inovar, mudar, procurar sempre evoluir para conquistar algo maior e melhor lá na frente”, finaliza. 

Orione finalizou a dinâmica fazendo uma reflexão sobre os pontos fundamentais que estão presentes em todas as pessoas extremamente talentosas como por exemplo, motivação, oportunidades (estar no lugar certo para fazer algo certo), meaning (significado) e força mental (conseguir acreditar e controlar o pensamento, comportamento e fisiologia), portanto é preciso focar nesses pontos para que evoluam tanto na carreira quanto na vida pessoal. “Não se preocupe com o resultado porque ele gera pressão. Focar em fazer direito”, afirmou Luís. 


- Acesse a galeria de fotos aqui! 
- Acesse o vídeo do Congresso aqui! 

Gabriella Rossi
Lorena Amaro
Warley Pereira
Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
asscomrj@cprm.gov.br
(21) 2295-4641