Museu de Ciências da Terra cede fósseis para exposição no Museu do Meio Ambiente
Fonte: CPRM

Restauração do tubo caudal de Panochthus, gliptodonte do Pleistoceno do Ceará que viveu há 37 milhões de anos
A galeria da exposição gratuita “Darwin: Origens & Evolução”, que inaugura hoje (30), conta com 23 fósseis cedidos pelo Museu de Ciências da Terra (MCTer). A mostra estará aberta à visitação até o dia 30 de outubro, no Museu do Meio Ambiente, localizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O acordo de colaboração entre as instituições possibilitou a restauração de peças importantes do acervo paleontológico do MCTer, como a cauda de um gliptodonte (tipo de tatu gigante) e as presas de mastodontes. Outros materiais também passaram por tratamentos com resina que aumentam sua resistência, conforme informou o paleontólogo do museu, Rafael Costa da Silva. Serão expostos ainda fósseis de peixes, dentes de mamutes e de mastodontes, crânio e fêmur de preguiças gigantes.

Fóssil do Vinctifer comptoni, peixe do Cretáceo da Bacia do Araripe
O estúdio M’Baraká, responsável pela exposição, forneceu os materiais necessários para a restauração dos fósseis. Segundo a instituição, “a parceria com o Museu de Ciências da Terra, historicamente comprometido com a popularização das ciências, é de grande relevância para a temática central do projeto: a teoria da Origem das Espécies e sua repercussão em diferentes áreas do saber”.

Darwin: Origens & Evolução possui 295 peças expostas, entre obras de arte contemporâneas, instalações criativas e ambientes interativos. A ideia é explorar a relação da teoria de Charles Darwin com a produção científica no Brasil, apresentando elementos das pesquisas e viagens do teórico, incluindo sua passagem pelo Brasil, quando visitou o Jardim Botânico. Alguns destaques da mostra são a pesquisa de naturalistas como Fritz Muller e Peter Lund e a criação de instituições científicas cariocas no séc XIX: o Jardim Botânico e o Museu Nacional da UFRJ, instituição parceira da exposição. A mostra também celebra os 160 anos da publicação da obra “A Origem das espécies”, que revolucionou a ciência e marca o início da biologia moderna.
SERVIÇO: Exposição Darwin Origens & Evolução
De 30 de agosto a 30 de outubro
De terça a domingo das 10 às 18 horas (entrada até as 17 horas)
Museu do Meio Ambiente – Rua Jardim Botânico, 1008
Entrada Gratuita no Museu
Livre para todos os públicos
Acessibilidade: O Museu conta com elevador para o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Mediação em libras de terça a sábado.
Acesse o evento aqui!
Lorena Amaro
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
lorena.costa@cprm.gov.br
(21) 2295-4641