Programa LIDER realizará reunião em Vassouras
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
O encontro da governança instituída pelo Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional no Médio Paraíba será na Universidade de Vassouras
Na próxima quinta (8) haverá nova reunião da governança instituída pelo programa LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional no Médio Paraíba, na Universidade de Vassouras, a partir das 14 horas. O objetivo é apresentar a evolução do plano de ação da região a partir dos eixos de tecnologia, mobilidade & logística, educação e turismo.
Entre as vitórias a serem compartilhadas no encontro, está a criação de um curso de atualização em Gestão Educacional com ênfase em profissionalizar a gestão das escolas e assegurar melhor qualidade de ensino. Gratuito, o curso é destinado a gestores de escolas públicas da região e será financiado pelo consórcio formado pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB, Centro Universitário de Barra Mansa - UBM, Centro Universitário de Volta Redonda - Unifoa e Associação Educacional Dom Bosco – AEDB. O curso é presencial, dividido em módulos, e a primeira turma começará no dia 17 deste mês, com 60 gestores do Médio Paraíba.
Outra conquista é a implantação do polo virtual de tecnologia, com o atendimento a duas empresas. Com adesão de seis universidades, o ambiente virtual ainda reúne empresas, governos municipais e outras instituições para gerar negócios relacionados com a área de tecnologia.
A metodologia do projeto foi desenvolvida pelo Sebrae Rio e, segundo o gerente de Políticas Públicas da instituição, Tito Ryff, um dos aspectos mais críticos de qualquer projeto de desenvolvimento regional de longo prazo é a garantia da continuidade das ações e do envolvimento de todos os atores econômicos, sociais e políticos relevantes. “Para que essa continuidade aconteça, é preciso construir uma governança adequada que proporcione ampla participação e divulgação, livre debate de ideias, transparência e prestação de contas à comunidade interessada. Esses elementos estão presentes no LIDER do Médio Paraíba, projeto que já desperta a atenção e o interesse de outras regiões do Rio de Janeiro e, mesmo, de outros estados do país”, afirma Tito.
Antônio Carlos Vilela, membro do atual Conselho Gestor, que é formado por nove representantes, enfatiza a satisfação pelo sucesso do projeto LIDER Médio Paraíba. “Somos um projeto pioneiro no Estado do Rio de Janeiro. Iniciamos este desafio com muitas dúvidas, eram cerca de 45 líderes da sociedade com um sonho em comum: tornar nossos 12 municípios em um polo de desenvolvimento até 2030”.
“Hoje temos a certeza que isto é possível. Já somos mais de 90 membros estratégicos nos 12 municípios e com várias ações efetivas implantadas”, complementa.
Os empresários que compõem o LIDER também planejam, para setembro, a entrega de propostas de intervenções na Rodovia Presidente Dutra ao governo estadual. Entre as demandas listadas junto aos municípios da região, estão a construção de terceiras pistas na Serra das Araras em Piraí e também entre o Polo Automotivo de Porto Real e a entrada de Resende, além de novos acessos ao bairro Roma, em Volta Redonda, e à Zona Especial de Negócios, em Barra Mansa.
Outro desafio é integrar a região por meio da contrução de novos roteiros que destaquem seus atrativos naturais, históricos, patrimonial e de aventura, utilizando produtos turísticos que facilitem ao visitante percorrer poucos quilômetros entre as cidades.
Programa LIDER - O programa reúne líderes com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social, de um determinado território para planejar a região a longo prazo. O plano de ação para os 12 municípios (Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda) tem ações previstas a serem implementadas até 2030.
Serviço
Reunião da governança do Programa Lider - Liderança para o Desenvolvimento Regional na Médio Paraíba
Data: 08/08/2019 - 14h
Local: Universidade de Vassouras (Av. Expedicionário Osvaldo de Almeida Ramos, 280 – Centro)
CASE DE SUCESSO
Previsiown - Os empresários Adolfo Oviedo e Ivan Vianna se conheceram durante o Programa LIDER na região do Médio Paraíba. Logo depois, Glauco Torres e Victor Gonçalves também se uniram em sociedade e criaram a Previsiown, uma plataforma em nuvem com foco no suporte ao desenvolvimento de veículos automotores. Por meio do uso de inteligência artificial, trabalha para reduzir o número de recalls, através de assistência remota.
A Previsiown utiliza os sensores presentes nos veículos, sem alterar sua engenharia, e transforma o carro em um dispositivo IoT (Internet of Things). A plataforma também constrói uma base de dados para aplicação de machine learning, suportando o desenvolvimento e a aceleração do lançamento desses veículos no mercado. Segundo Ivan Vianna, o país possui mais de 20 montadoras e centenas de concessionárias. “Só na região Sul Fluminense, num raio de 280 quilômetros, está concentrada metade de toda produção automotiva do Brasil”.
A startup já tem o MVP (produto mínimo viável) funcional em teste junto a uma multinacional do setor automotivo na região Sul Fluminense e, este ano, terá seu projeto-piloto em teste em veículos no Brasil e no exterior.
Conquistas - Selecionada para participar do Programa de Aceleração de Startups - Bndes Garagem, na categoria Criação, os sócios da Previsiown buscaram suporte para o desenvolvimento do modelo de negócio e o apoio para abertura de mercado. Logo depois, participaram do Inovativa Brasil, iniciativa do Sebrae e do Ministério da Economia, realizado pela Fundação Certi e considerado o maior programa de aceleração de startups da América Latina, onde participaram de diversas atividades de mentoria (presencial e a distância). A startup também foi eleita como a “Startup Destaque na Banca 6 - Cyber Security, Iot, Intelige^ncia Artificial, Big Data e Chatbot” no evento Bootcamp. Este ano, os sócios irão participar de missão para o evento Macau International Startup – Week com apresentação para investidores, rodadas de pitch e para conhecer o ecossistema de inovação da região (Macau, Hengqing, Zhuhai e Hong Kong).
A Previsiown conta apoio do Sebrae Rio, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), além dos programas de desenvolvimento de startup Amazon Web Service (AWS) Activate e Google Cloud for Startups.