Sebraelab oferece oficina e talks de Marketing Digital, Plano de Negócios e impressão em 3D
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Principal programa da Economia Criativa do Sebrae Rio, criado para fomentar o conhecimento, a criatividade, a inovação e as conexões nos negócios, o Sebraelab terá este mês muitas novidades para ajudar no sucesso das micro e pequenas empresas do Rio de Janeiro.
O lab funciona nas dependências do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes 69, e algumas ações são gratuitas. Basta acessar o link, conhecer a programação e se inscrever.
Na agenda deste mês, haverá dia 15/8 debate sobre pesquisa de tendências (cool hunting), às 17h, com a consultora Luiza Calado, sócia do Studio Vica , mestre em Gestão da Economia Criativa e especialista em Gestão de Projetos com foco na melhoria de pequenos negócios criativos. No dia 21/8, às 17h, o empresário Jamil Dualibi, engenheiro de materiais, doutor pela USP, mestre pela Coope, pesquisador do INT e fundador da DuraCer, vai demonstrar como utilizar a impressão 3D como ferramenta para criação de produtos cerâmicos e utilitários.
Dia 23/8, o talk no CRAB será sobre Marketing Digital para negócios criativos, às 17h, com Ana Paula Tavares, CEO da Agência Aporama Marketing Digital, doutora em Gestão Empresarial, mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Paris 1 Panthénon-Sorbonne e HEC Paris e especialista em Marketing Internacional pela IAE de Rennes, França. No fim do mês, dos dias 27 a 29/8, o Sebraelab oferece uma Oficina Design Sprint para empreendimentos dos setores criativos, das 10h às 17h. Criada pelo Google e adaptada aos setores criativos pelo Sebrae em parceria com British Council, a oficina reúne um conjunto de práticas de sucesso para auxiliar o planejamento dos negócios e gerar inovação, de forma que uma ideia-protótipo possa ser rapidamente testada e validada.
Sobre o programa
O Sebraelab é um projeto concebido pelo Sebrae Nacional que chega agora ao Sebrae Rio. O novo Sebraelab Rio pretende impulsionar os setores da economia criativa do estado, agregando aos trabalhos já desenvolvidos novas metodologias e ferramentas que integram uma atmosfera de cocriação e colaboração. Dessa forma, pretende conectar e apoiar empresários e potenciais empreendedores, associações, universidades e centros de pesquisa e de desenvolvimento.
E por que implantar o Sebraelab no CRAB? Segundo Ana Paula da Fonte Moura, coordenadora da Economia Criativa do Sebrae Rio, as dependências do CRAB são adequadas à essência da experimentação e da cocriação a que o projeto se propõe. “O propósito do Sebraelab alinha-se ao do Centro de Referência no que tange à ideia de conectar-se, colaborar e dialogar com diversos setores, tanto no que se refere aos segmentos da economia criativa quanto aos que pretendem agregar criatividade às suas atividades”, explica Ana Paula. “O Sebraelab Rio é um projeto para conexões, experiências individuais e coletivas, modelos e gestão de negócios para inovadores, transformadores e empreendedores dos setores da economia criativa”, explica Poliana Valente, responsável pelo projeto.
Sobre o CRAB
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.
Paralelamente, o CRAB também se transformou num espaço cultural de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região. Em suas galerias, há uma conexão com outros segmentos da economia criativa como o design, a arquitetura, a música, o audiovisual, a literatura, a moda, as mídias e a cultura popular.