Serviço Geológico do Brasil discute Sistema de Controle de Amostras na unidade de Porto Alegre
Fonte: CPRM

Tânia Argolo e Érica Costa na palestra sobre o SCA - Sistema de Controle de Amostras
Com o objetivo de divulgar o SCA - Sistema de Controle de Amostras do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as técnicas em Geociências Érica Costa e Tânia Argolo da Gerência de Infraestrutura Geocientífica da unidade de Belém estiveram em Porto Alegre.
As atividades iniciaram na segunda-feira, dia 29/07, com a palestra sobre o SCA e prosseguiram, ao longo da semana, com visita às instalações dos laboratórios de laminação, preparação de amostras, sedimentologia e hidroquímica, bem como à Litoteca de Caçapava do Sul. Neste período, as equipes envolvidas interagiram sobre os procedimentos adotados em cada unidade regional e discutiram sobre a otimização do processo como um todo, apoiada pela implementação do SCA.
“Nosso objetivo é fazer um diagnóstico do fluxo de amostras nos laboratórios das unidades regionais, que integram a Rede de Laboratórios de Análises Minerais (Rede LAMIN) e nas Rede de LITOTECAS. Também estamos aproveitando a oportunidade para apresentar o Sistema de Controle de Amostras – SCA que está sendo desenvolvido em Belém, baseado no sistema controle de amostras que é feito desde a década de 70, em versão web, que logo será implantada nas unidades”, explicou Erica Costa.
O novo sistema vai facilitar os pedidos de Requisição de Análises (RA) de amostras de qualquer material geológico de projetos do Serviço Geológico do Brasil para qualquer tipo de procedimento em laboratórios da rede ou externos. A previsão é que o diagnóstico seja concluído em novembro. “Para melhorar o sistema e a versão que já existe, precisamos saber a necessidade de cada laboratório. Após este diagnóstico, executamos ajustes no sistema que está em desenvolvimento. Ao final, teremos um SCA mais eficiente e adaptado às realidades regionais”, avaliou Tania Argolo.
Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361